sábado, 12 de novembro de 2011

The Beatles - Hey Jude



Minha banda preferida. Minha música preferida. Escolher uma música preferida dos Beatles é sempre algo difícil. Mas não venha com "é clichê" quando escolhemos uma clássica. Não é clichê, é clássica. É que não tem como não amar, é que me-re-ce ser reescutada e idolatrada por mais de 20, 30, 40 anos.  Hey Jude é aquela música que se você interpretar num momento de dor, consegue enxergar luz no lugar mais escuro que você esteja. Você consegue se confortar, acreditar em algo, acreditar pelo menos "um pouco".
Sobre esta música, há "versões" de histórias diferentes. Alguns, alegam que Paul McCartney escreveu com mensagem subliminar às drogas... No Verso: "No minuto em que você deixá-la entrar na sua pele/ Você começará a se sentir melhor" seria uma alusão às drogas, especialmente à heroína. No momento em que você usar drogas, vai se sentir melhor. Bom, outra versão, mais creditada e original, é a de que foi para o primeiro filho de Lennon, com Cynthia Lennon, que na época passava por um momento muito difícil de separação dos pais. Paul, que era muito chegado no garoto e amigo do casal, fez uma homenagem ao pequeno Julian, escrevendo, Hey Jude. 

Nota: Segundo Paul no The Beatles Anthology: "Eu achei que como amigo da família eu poderia ir a casa deles dizer que tudo ficaria bem, tentar animá-los e ver como estavam. Eu dirigi cerca de uma hora. Eu costumava desligar o radio nessas viagens e cantarolar, vendo se conseguia compor canções. Então comecei a cantar - 'Hey Jules - don't make it bad, take a sad song, and make it better...' – como uma mensagem de esperança para Julian. Tipo, ‘qual é cara, seus pais estão se divorciando, sei que não esta feliz, mas você ficará bem.’ Depois eu mudei o nome de Jules para Jud, que era um personagem em Oklahoma! (filme musical) e eu gostei do nome.”
  
Nota²: John Lennon já disse em uma entrevista à revista Playboy que achava que a música podia se referir à ele mesmo. A parte: "go out and get her" (você foi feito para sair e conquistá-la) poderia ser sobre ele e Yoko Ono, que tinham começado a se conhecer.

Bom, a letra é linda e não é complicada, creio que não há muito a explicar, mas queria começar com ela, mesmo. :) Aqui está:

Ei, Jude, não fique mal,
Escolha uma música triste e torne-a melhor.
Lembre-se de deixá-la entrar em seu coração,
Então você pode começar a sentir melhor.
Ei, Jude, não tenha medo,
Você foi feito para sair e conquistá-la,
No minuto que você deixá-la entrar na sua pele,
Então você começará a se sentir melhor.
 
Se você está triste, escolha uma música triste e "a torne melhor". Sabe aquela música triste, mas que toca o seu coração? Então, a ouça com coração. E deixe-a entrar pela sua pele, pelo seu corpo, pelo seu coração, sinta a música, a letra, a melodia, SIN-TA a música, e esse será seu remédio. No momento em que você "se render" à música, sentirá ela fazendo efeito dentro de você, começará a se sentir melhor. (Quem nunca passou por isso?)

E sempre que você sentir a dor,
Ei Jude, detenha-se,
Não carregue o mundo nos ombros.


Você bem sabe que é um tolo,
Que finge que está numa boa
Tornando seu mundo um pouco mais frio.
Na na na na na na na na..


Se você fica com medo, adianta ficar carregando isso? "Não carregue o mundo nos ombros", desfazer dos problemas, sentir-se mais leve. Você mesmo sabe que está se auto-enganando quando finge que tudo está "numa boa", por isso "sabe que é um tolo". E isso só faz o seu mundo ficar mais frio, só te deixa mais pra baixo.

Ei, Jude, não me decepcione,
Você encontrou-a, agora vá e conquiste-a,
Lembre-se de deixá-la entrar em seu coração,
Então você pode começar a melhorá-la.

Então coloque prá fora e deixe entrar
Ei, Jude, comece,
Você está esperando por alguém com quem realizar a performance.
E não sabe que é somente você?
Ei Jude, você consegue
O movimento que você precisa está nos seus ombros
Na na na na na na na na..
Você está esperando por alguém para tirar a dor de você? Alguém para te ajudar a se sentir melhor? Não sabe que isso depende somente de você, e que você é capaz de superar isso? O movimento vem de você... Ouça a música, não fique triste, não carregue essa dor...

Ei, Jude, não deixe mal
Escolha uma música triste e torne-a melhor,
Lembre-se de deixá-la debaixo da sua pele,
Então você começará a melhorar (Melhor, melhor, melhor, melhor, oh!)
Na, na na na na na, na na na, Ei,Jude
Na, na na na na na, na na na, Ei, Jude...

Um comentário:

  1. Que lindoo, obrigada. Ajudou muito,até porque estou passando por um momento difícil. Beatles é o melhor remédio para essa dor...

    ResponderExcluir