quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Codinome Beija-flor - Barão Vermelho/ Cazuza






Pra que mentir
Fingir que perdoou
 Tentar ficar amigos sem rancor?


A emoção acabou
Que coincidência é o amor
 A nossa música nunca mais tocou...

Começamos percebendo que há uma ruptura, aqui. O término de um relacionamento... e o eu-lírico não aceita muito bem esse término. Sabe, quando dizem: "vamos ser só amigos, espero que você esteja bem..." ele não acredita nisso. Depois de um relacionamento, há, claro, um distanciamente inevitável e um sentimento ruim. Não adianta fingir, mentir, falar de perdão, ficar amigo... Quando diz que a música nunca mais tocou, é, como disse anteriormente, que a emoção acabou... nunca mais sentiram coisas boas um pelo outro.





Pra que usar de tanta educação
Pra destilar terceiras intenções
Desperdiçando o meu mel
 Devagarzinho, flor em flor
 Entre os meus inimigos, Beija-flor

Aqui, ele expressa que nem ser educado, vale. Pois as intenções reais não tem como enganar. E começa a usar o beija-flor como vocativo e em maiúsculo. Usa justamente Beija-flor, pois já diz que ele, devagarzinho, desperdiçando o seu mel... Como o Beija-flor alimenta-se de néctar, de flor em flor, ele faz essa alusão. Quer dizer, o seu apaixonado sugou todo o amor, e ainda sugou de outros... esses outros se tornaram os inimigos, pois seu amado além de amar ele, amava outros. 

Eu protegi teu nome por amor
Em um codinome, Beija-flor

Aqui, ele admite que usou o Beija-flor como codinome do amado. Dizem que Cazuza se referia ao Ney Matogrosso, pois eles tiveram um relacionamento oculto e só foi retratado depois da morte de Cazuza pela sua mãe, em um livro. Como eles deveriam manter segredo, Cazuza usava o Beija-flor como codinome de Ney.

 Não responda nunca, meu amor
Pra qualquer um na rua, Beija-flor

Aqui, acredito que ele pede para o seu "Beija-flor" que nunca responda à qualquer um na rua, ou seja, que não se renda à qualquer um... Alguns dizem que fala de prostituição, para não se render à prostitutas e tals, mas sei lá, né... não acredito nessa interpretação um pouco mais "suja" :)

Que só eu que podia
Dentro da tua orelha fria
Dizer segredos de liquidificador
Aqui ele lembra quando eles já foram mais íntimos, quando "só ele podia"...
Segredos de liquidificador nos leva a imagem de segredos turbulentos, barulhentos, muitas coisas juntas, misturadas... ou seja, lembra de quando todos seus segredos, por mais loucos e de todos os tipos fossem, eram compartilhados... É uma metáfora bem diferente, bem "difícil"... mas bem extraordinária! Cazuza é Cazuza, né... não tem como esperar uma composição simplória dele.

Você sonhava acordada
Um jeito de não sentir dor
Prendia o choro e aguava o bom do amor
 Prendia o choro e aguava o bom do amor...


Uma das partes mais lindas, na minha opinião.

Nos mostra que aquela pessoa que fica com muito medo de sofrer, acaba perdendo a emoção. Aquela pessoa que passa o relacionamento inteiro se guardando, se preservando, para não sofrer... acaba "guardando" o choro, evitando decepções, evitando tempestades em copos d'água etc, e "aguando" o bom do amor... Ou seja, fazendo perder a graça... 
Aguar = água.. han han... quando você coloca muita água num suco... não fica aguado, sem graça? Então.


9 comentários:

  1. Olá!
    Gosto muito dessa música, embora não acredite muito que ela fale do Ney Matogrosso. Acredito, diferentemente de você, na teoria que fala da prostituição. Mas não concordo com o fato do eu lírico "não se render à prostitutas", e sim com fato da pessoa a quem ele chama Beija-flor ter se prostituído.
    No mais, boa sorte ao blog!

    ResponderExcluir
  2. aguar, tbm pode ser desejo.
    fcr no desejo de um bom amor. e pa...

    ResponderExcluir
  3. já ouvir dizer tbm que a música se referia ao período da ditadura.
    quando ele fl: "a nossa música nunca mais tocou", pode está se referendo tbm a censura, onde centenas de músicas foram proibidas de serem tocadas...
    tbm quando ele fl: " vc sonhava acordada um jeito de n sentir dor..." pode ta se referindo a tortura, onde muitas pessoas morreram...

    ResponderExcluir
  4. A melhor interpretação dessa música magnífica que já li na internet. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu sempre soube que essa música foi feita para o Frejat. Tanto que Beija flor quase forma "Frejat". O Barão vermelho lutava alguns anos para emplacar seus hits. Logo quando conseguiram isso, e fizeram uma apresentação de sucesso no RiR, Cazuza anuncia que iria deixar a banda. A justificativa é que queria compor outros samba, pois tinha grande admiração por músicos como Cartola. Frejat não aceita e rompe com Cazuza - eles nunca mais se falam. Até que Cazuza cai doente e Frejat vai visitá-lo no hospital, e: "Pra que mentir, fingir que perdoou", "tentar ficar amigos, sem rancor". "A nossa música nunca mais tocou". "Pra que usar de tanta educação". "Você sonhava acordada, um jeito de não sentir dor". O resto é poesia ao melhor estilo Cazuza.

    ResponderExcluir
  6. Estou mais apaixonada por essa música linda

    ResponderExcluir
  7. Segundo o próprio Cazuza, em um especial da Globo, ao comentar com a cantora Simone sobre o trecho "...que só eu que podia dentro da tua orelha fria dizer segredos de liquidificador" ele estava pensando em carícias com a língua na orelha de alguém.

    ResponderExcluir
  8. Se você não for o Youtuber, acho que roubaram a sua interpretação https://www.youtube.com/watch?v=yKdpSY2zAsk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele usou linhas inteiras no video,se nao for ele sacanagem nao dar os creditos no video

      Excluir